Algumas empresas e construtoras de Brusque receberam um incentivo a mais, na manhã de hoje, 18, quando foram visitadas pelo superintendente do SESI em Santa Catarina, Fabrizio Machado Pereira. O objetivo foi reforçar o compromisso da entidade com os sindicatos e com as empresas que eles representam, conhecendo a realidade de cada uma e ouvindo suas necessidades. “Foi uma ótima oportunidade para conhecer nossos parceiros e também anunciar que vamos ampliar os trabalhos na região, com a construção de uma nova unidade do Sesi, voltada exclusivamente para a saúde e segurança no trabalho”, anunciou Pereira.
Além do superintendente do SESI, também estiveram presentes na visita, o assessor da superintendência, Daniel Thiesen Horongoso; o novo diretor regional da unidade, Roberto Zen; o presidente do Sinduscon, Ademir José Pereira; o presidente do Sifitec, Marcus Schlosser e a presidente do Sindivest, Rita Conti.
Segundo o novo diretor regional do SESI, esta visita representa uma maior aproximação entre o sistema e a região. “Estou conhecendo melhor os sindicatos e queremos com este trabalho, devolver para a indústria os recursos que elas investem no Sesi”, disse Roberto Zen.
A visitação em Brusque começou na empresa Conti e Conti, onde a comitiva conheceu os projetos desenvolvidos pela indústria têxtil e esteve ainda no setor de produção. “Eles conheceram nossas empresas e os associados souberam melhor as possibilidades de cursos disponíveis para qualificação profissional, o que amplia a mão de obra”, lembrou a empresária Rita Conti.
O presidente do Sifitec, Marcus Schlooser, acompanhou a equipe do Sesi à Buettner, onde também conheceram o parque fabril da empresa e em seguida, estiveram no Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque. No Cescb o superintendente, falou com responsáveis pelos RHs de indústrias da região, que participavam de um curso.
A visita encerrou no setor da construção civil. A comitiva esteve em duas obras no centro da cidade, uma em construção e outra que será entregue no mês de julho. Hoje estão sendo construídos mais de 150 prédios em Brusque, mas a principal dificuldade ainda é a mão de obra qualificada. “A parceria com o Sesi é extremamente importante para a realização de cursos e palestras no setor, mas ainda falta algum programa de alimentação para o trabalhador da construção civil”, reivindicou o empresário Orlando Schaefer.
Para o presidente do Sinduscon, Ademir José Pereira, que também é conselheiro do SESI, “foi um dia bastante produtivo, que deve trazer retorno para os sindicatos e para as indústrias têxteis, metal-mecânicas e da construção civil, que foram ouvidas e com certeza, terão seus pedidos atendidos o mais breve possível, pois a FIESC sabe do potencial de nossa região”.