A maior ação de responsabilidade social da região, volta a ser realizada mais uma vez em Brusque. No próximo dia 23 de agosto, das 13 às 18h00, no Centro de lazer do Sesi recebe mais uma vez o Dia Nacional da Construção Social, voltado para os trabalhadores, empresários e seus familiares.

Será uma tarde com muitas atividades entre elas: lazer, com brincadeiras, distribuição de brindes e guloseimas para a criançada; cidadania, com confeccção de documentos, representantes do Procon e outros órgãos para tirar dúvidas dos consumidores, corte de cabelo, maquiagem, entre outros;  além de ações voltadas à  saúde, como verificação de pressão, testes de glicemia, visão, prevenção ao câncer e outras doenças, bem como muitas outras atividades. Ao todo cerca de 30 entidades de Brusque e região, estão envolvidas no evento. “Esperamos mais uma vez superar o número de participantes que, na última edição, chegou a marca de três mil pessoas”, destaca o presidente do Sintricomb, Izaías Otaviano.

Este ano o Dia Nacional da Construção Social terá uma novidade. No dia 23, às 11h, haverá uma palestra/debate voltada para os empresários da construção civil que terá como tema: “A comunicação e os Cenários das Eleições”, ministrada pelo conceituado jornalista, Moacir Pereira, que assina diariamente uma coluna no Jornal de Santa Catarina e no Diário Catarinense. Haverá ainda a presença de convidados e autoridades estaduais e nacionais.

Segundo o presidente do Sinduscon, Ademir José Pereira, “o objetivo é atrair mais ainda o empresário para o evento e ainda oferecer a ele, uma troca de ideias sobre um assunto da atualidade, como as eleições”.

O Dia Nacional da Construção Social é coordenado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC e em Brusque é realizada através de uma parceria entre o Sinduscon, Sintricomb e Sesi Regional. “Desenvolver ações de responsabilidade social, que possam contribuir para promover a melhoria na vida das pessoas é uma das metas do Sesi, por isso estamos sempre dispostos a ajudar”, declara o diretor regional do Sesi, Roberto Zen.

O DNCS é realizado simultaneamente em 36 cidades brasileiras e é voltado exclusivamente para os trabalhores, empresários e seus familiares.

O DIA NACIONAL DA CONSTRUÇÃO SOCIAL

Outra novidade deste ano é que o Dia Nacional da Construção Social passa a ser considerado não mais uma ação social, mas sim uma Tecnologia Social.

A importância dessa evolução é que isso marca o bom desempenho do DNCS em cumprir os objetivos para os quais foi criado, ou seja, oferecer a cada edição respostas positivas às demandas sociais dos colaboradores da Construção Civil.

Essa sequência de bons resultados confere ao DNCS a condição para ser tratado como uma Tecnologia Social. Passa a contar, a partir de agora, com um padrão técnico para planejamento, execução e mensuração de resultados. A partir deste ano, sob coordenação da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o setor vai avaliar com maior precisão o impacto das ações de responsabilidade social na vida dos trabalhadores.

Importante frisar que a mudança para tecnologia social é, também, reflexo do avanço dos indicadores que mostram um maior engajamento do empresariado em investir seriamente em responsabilidade social tanto para seus trabalhadores quanto para os familiares.

O trabalhador, por sua vez, não pensa mais só nele. Ele quer estar em uma empresa que ofereça benefícios também à sua família, como um plano de saúde.

Avançar o DNCS para a etapa de tecnologia social também atende à mudança gradual nas demandas do público impactado pelas ações de responsabilidade social do setor.

Hoje, os colaboradores da construção buscam mais serviços de qualidade de vida, de promoção do bem-estar. As esposas e outros familiares querem ter acesso a cursos profissionalizantes, como os de maquiagem, limpeza de pele, design de sobrancelhas, unhas, produção de alimentos, etc, porque isso abre oportunidade de geração de renda familiar.

Atenção: As entrevistas com os realizadores do evento, autoridades e com o jornalista Moacir Pereira serão no Centro de Lazer do Sesi, às 15h

SERVIÇO:

O quê: DIA NACIONAL DA CONSTRUÇÃO SOCIAL

Quando: 23 de agosto de 2014

Onde: Centro de Lazer do Sesi.

Rod. Antônio Heil.

Horário: das 13 às 18h00