O Sindicato da Indústria da Construção e do Mobiliário de Brusque (Sinduscon) encerrou o mês de outubro, com o curso de trabalho seguro em altura e instruções de resgate. O curso incluiu tanto referências técnicas quanto à normativa brasileira em vigor (Norma Regulamentadora NR 35 – Trabalho em Altura). O curso foi ministrado pelo alpinista industrial, Leandro Anciliero, através de uma parceria do sindicato com o Sebrae, que mantêm convênio com a UniSociesc.

O curso aconteceu durante todo o dia e iniciou com as aulas teóricas onde foram abordadas algumas das normativas já em vigor; além de análise de risco; avaliação de riscos; trabalho em altura; os principais riscos de acidentes em trabalhos em altura;  medidas preventivas mínimas, como o usos dos EPI; suporte básico de vida, que é o atendimento pré hospitalar, entre outras normas que devem ser seguidas para garantir a segurança. Já no período da tarde, foi o momento de aprender na prática, com uso correto da escada e montagem de um andaime, sempre acompanhados de  equipamentos de proteção individual.

De acordo com o palestrante, o Ministério do Trabalho quer que todas as normas sejam cumpridas e estejam sendo cumpridas corretamente, até o final de 2016. “Estamos falando de vidas e da importância de manter a segurança do colaborador com o uso dos EPIs e para o empregador, além de estar cumprindo com as normas, está evitando acidentes, o que é fundamental”, destaca Anciliero.

Para o presidente do Sinduscon, Ademir José Pereira, “a intenção da entidade é realizar mais cursos que possam contribuir tanto com os empresários, quanto para seus funcionários, evitando acidentes e preservando as vidas”. “Acho que a busca por conhecimento, por melhor e como manter a segurança no nosso ambiente de trabalho deve partir também da gente, em querer manter nossa vida e poder voltar pra casa”, completa Celso Luiz de Paula Leal, que trabalha na Rio Vivo  Ambiental.

A inspetora de obras, Olivia Tatiele Melão, considerou excelente todo o curso, tanto na parte teórica quanto na prática, inclusive participou das demonstrações realizadas no pátio do Centro Empresarial, onde aconteceram as aulas. “Atualizar as técnicas é sempre importante e aprender o novo é muito importante. O que aprendi aqui, vou passar para meus colegas na empresa”, contou.