Os alunos do curso de marceneiro de móveis sob medida receberam, na noite de ontem, 26, os certificados de conclusão do curso.  Ao todo 20 alunos concluíram o curso que teve carga horária de 60 horas, com aulas às sextas a noite e aos sábados pela manhã. “Para mim que atuo há sete anos como marceneiro este curso foi muito importante para aprender novidades e trocar experiências”, diz o aluno Rafael Mayer, de Brusque.

O curso foi realizado através de uma parceria entre a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), SENAI, Sindicato da Indústria da Construção e do Mobiliário de Brusque (Sinduscon), Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário (Sintricomb) e Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), através do Núcleo de Moveleiros. “Queremos agradecer a todos que acreditaram neste curso e no quanto ele garantiu aperfeiçoamento aos alunos. Esperamos que venham novos cursos para o próximo ano”, declarou o vice-coordenador do núcleo, Daniel Tomasi.

Para o presidente do Sintricomb, Izaías Otaviano, a entidade tinha a intenção de realizar este tipo de curso há bastante tempo, mas faltavam parcerias. “O sindicato não tinha condições de realizar sozinho um curso assim, e quando fomos convidados, imediatamente nos prontificamos, pois atendeu uma antiga reivindicação dos nossos trabalhadores”, contou Otaviano.

Para o próximo ano, o presidente do Sinduscon, parceiro na realização do curso, anunciou a possibilidade da realização de um curso avançado. “Recebemos muitos pedidos para a abrir uma turma avançada na fabricação de móveis sob medida e estamos vendo custos e locais, para tentamos abrir uma turma já no início de 2016”, anunciou Ademir José Pereira.

Além dos certificados, os alunos também participaram do sorteio de uma máquina para madeira. Outro presente foi o aluno Nelson Veneri Neto, de Joinville, que foi escolhido como destaque da turma pelo seu desempenho nas aulas. “Mesmo de Joinville eu quis fazer este curso aqui, porque sei que é importante para o meu futuro, pois estou mudando de profissão. Eu fui forjado no aço em Joinville e agora meu coração está sendo lapidado na madeira”, disse.

De acordo com dados do Núcleo dos Moveleiros da Acibr, o setor de marceneiros abriga entre 500 e 600 profissionais na cidade de Brusque.