O Sindicato da Indústria da Construção e do Mobiliário têm investido em cursos que possam garantir a segurança dos trabalhadores de todos os setores que abrange, tanto que, em menos de dois meses já realizou dois cursos sobre a Norma Regulamentadora 35 (NR 35), que tem como finalidade educar para prática de segurança do Trabalho em Altura, bem como estabelecer os procedimentos necessários para a realização deste trabalho, visando garantir a segurança e saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade. “Tínhamos uma grande solicitação por parte dos nossos associados para a realização destes cursos, então fizemos um planejamento com algumas entidades parceiras do Sinduscon e agora estamos colocando em prática”, informou o presidente do sindicato, Fernando José de Oliveira.

O curso mais recente de NR 35 aconteceu na sexta-feira, 1, em parceria com Sebrae, que viabilizou 60% do curso. As aulas aconteceram no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)de Brusque, que também é parceiro do sindicato. “O Sebrae vem realizando vários cursos de NRs em parceria com o Sinduscon, através do Sebraetec, pois acreditamos que as empresas associados à entidade, estão no caminho certo para garantir a segurança dos seus colaboradores”, destaca o coordenador regional do Sebrae, Alcides Sgrott Filho.

Os trabalhadores de empresas de Brusque e da região participaram de aulas teóricas e práticas, realizadas em uma Unidade Móvel do SENAI. De acordo com o diretor do Senai, Julcimar Luis Machado , a parceria com o Sinduscon possibilita o atendimento das empresas associadas e a capacitação dos seus colaboradores, sendo que neste caso específico o atendimento é com o Curso de Segurança para trabalho em altura, a  NR35. “Quando falamos em segurança estamos fazendo muito mais do seguir a legislação, estamos preocupados com a qualidade de vida das pessoas”, declarou.

A Norma Regulamentar nº35 estabelece os requisitos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores.  O curso é obrigatório para todos os trabalhadores envolvidos com o Trabalho em Altura, que é considerado em atividades executadas acima de dois metros do nível inferior, onde haja risco de queda.

Foto: Mídia Press - Assessoria de Comunicação