“Esse é o melhor evento que fizeram para o trabalhador da construção, a gente pode trazer a família e todos tem um espaço”, disse a empacotadora, Vandreia Teles Felipe. Ela foi uma das 4 mil pessoas que passaram pelo Centro Esportivo do SESI, neste sábado, 27, em Brusque durante a 6ª edição do Dia Nacional da Construção Social, evento promovido simultaneamente pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em 32 cidades do país.   O tema desta edição são os valores que aprendemos desde cedo e que devemos seguir diariamente, como respeito, saúde, ética, generosidade, trabalho e honestidade.

Em Brusque, foram oferecidos cerca de 60 serviços gratuitos em saúde, lazer e cidadania, através de 35 entidades parceiras do evento, que resultaram em mais de 8 mil atendimentos. Quem passou pelo evento pode, por exemplo, cortar o cabelo, fazer testes de glicemia, receber orientação sobre o trabalho do conselho tutelar, cursos profissionalizantes, entre outros.

Uma das novidades desta edição foi a vinda de todos os serviços do SESI/SC para a cidade, inclusive com a instalação de um ambiente de realidade virtual exclusivo para o DNCS, onde jogos de última geração simulavam situações de perigo e de como garantir a segurança do trabalhador, tudo através de óculos em 3D, telas touch screen e equipamentos  de computação dos mais modernos. “Foi muito bom ver pais e filhos juntos nos games educativos, aprendendo como prevenir acidentes, usar os equipamentos de segurança e mais tarde repassar este conhecimento para os colegas”, pontuou o superintendente do SESI em Santa Catarina, Fabrízio Machado Pereira.

As mulheres dos trabalhadores, puderam ainda participar de oficinas e garantir uma renda extra em casa, através de um curso de bijuteria com tecidos e outro mini workshop de crochê, oferecido pelas Linhas Círculo.

Atividades de dança, música e estímulo ao esporte também fizeram parte do Dia Nacional da Construção Social, além de distribuição de guloseimas para a criançada e de cachorro quente e refrigerante para todos os participantes. A intenção é selecionar todos os anos uma entidade para fazer esta parte da alimentação e desta vez foi a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, de Guabiruba.

O DNCS também contou com o sorteio de vários brindes, mas o ponto alto foi descobrir quem levaria para casa uma moto zero quilômetro. Ao final quem ganhou o prêmio maior foi o servente Ednaldo Reis Nogueira, da empresa Preti Indústria e Comércio de pré-moldados. “Ficamos muito felizes em dar esse prêmio para o trabalhador e ele mais feliz ainda por recebê-lo. Foi um dia maravilhoso, onde pudemos ter diversas atividades em um dia de sol. Tudo aquilo que propomos a realizar se concretizou”, disse o presidente do Sintricomb, Izaias Otaviano.

Apoiadoras do evento pelo segundo ano seguido, a Federação dos Trabalhadores na Construção e Mobiliário de Santa Catarina (FETICOMSC) e a Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCSTSC) doaram a moto zero quilômetro sorteada. Altamiro Perdoná, que preside as duas entidades, afirmou que no ano que vem há interesse em manter o apoio ao evento.

“Ano que vem estaremos aqui juntos novamente. Vamos trabalhar para fazer com que o evento seja bem melhor do que já foi esse ano”, frisou.

MOMENTO EMPRESARIAL

O Dia Nacional da Construção Social iniciou com uma palestra para empresários da construção civil e convidados. O Momento Empresarial tem como objetivo reunir empresários e convidados do setor para debater assuntos da atualidade e que sejam do interesse de toda a sociedade, além de incentivar a participação de todos nas ações do DNCS.

Nesta terceira edição do Momento Empresarial, a convidada foi a conceituada jornalista de economia, Estela Benetti, que falou sobre os “Os Desafios da Economia Catarinense”. Estela é colunista e comentarista dos três principais veículos do grupo RBS, filiado à Rede Globo. È formada em jornalismo e economia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM),possui MBA em finanças pelo ISPG/Univille e é autora do livro: A Visão da Indústria. Segundo a palestrante, a estimativa é de que a economia volte a dar sinais de recuperação nos próximos meses. “No próximo dia 31 sairá os novos dados do PIB referentes ao segundo trimestre do ano e são positivos. O IPEA prevê um crescimento de 0,38% na taxa de investimentos e  a FGV um aumento de 0,48%, envolvendo principalmente a construção civil e equipamentos, como os maquinários”, declarou.

Para o presidente do Sinduscon, Fernando José de Oliveira, todas as expectativas do evento foram superadas. “Iniciamos com uma palestra que apresentou a realidade do setor e nos mostrou as perspectivas da economia para os próximos meses e finalizamos com um evento que mais uma vez atingiu nossas expectativas. Foi um esforço de três entidades que trabalharam juntas e desenvolveram várias ações visando este resultado”, descreveu.

O DNCS é promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio do seu Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc), e pelo SESI Nacional, com apoio especial do Seconci-Brasil. Em Brusque, o evento é organizado pelo Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário (Sinduscon), Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário (Sintricomb) e pelo SESI Regional, com o apoio da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário (Feticom), Nova Central e Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário (Contricom).