O trabalhador Edivaldo Reis Nogueira , 46 anos, estava todo sorridente na manhã desta quinta-feira, 1º. Isso por conta de receber a moto que ganhou no último sábado, 27, durante o Dia Nacional da Construção Social Brusque 2016, realizado no Centro Esportivo do Sesi. A entrega foi realizada no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (Sintricomb).

Ednaldo trabalha em uma empresa de pré-moldados e afirma que a moto chegou em boa hora. “Veio na hora exata. Tenho carro, mas dá muito gasto até pelo preço do combustível. A moto é mais econômica e vai ajudar muito”, afirma ele.

A moto foi doada pela Federação dos Trabalhadores na Construção e Mobiliário de Santa Catarina (FeticomSC)e pela Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST), que apoiaram a realização do evento. O Dia Nacional da Construção Social foi organizado em Brusque pelo Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário (Sinduscon), pelo Sindicato dos Trabalhadores (Sintricomb) e pelo Sesi.

“Estamos há seis anos realizando e, a cada ano, com mais sucesso. É um evento importantíssimo para nossa categoria e pelo segundo ano seguido sorteamos uma moto. Para nós, é bastante importante realizar este ato e entregá-la ao nosso trabalhador”, disse o vice-presidente do Sinduscon, Ademir José Pereira.

Para a promotora de eventos do Sesi, Flavia da Veiga, a entrega da moto coroa a edição de sucesso do Dia Nacional da Construção Social 2016.

“Temos todo um preparo para esse evento, uma expectativa grande de que as pessoas participem e vão embora satisfeitas. Acreditamos que atingimos esse objetivo e esperamos que em 2017 tenhamos um brilhante evento novamente”, frisou ela.

O presidente do Sintricomb, Izaias Otaviano, frisou que o sorteio da moto e dos brindes foi feito somente para integrantes do setor de construção civil e mobiliário, conforme regulamento previamente estabelecido., embora o evento fosse aberto a toda comunidade.

“Ficamos bastante felizes com isso. Tivemos 356 entidades participando, com diversos serviços gratuitos. No final, contemplamos um trabalhador com uma moto, um atrativo a mais para chamarmos os trabalhadores para nossos eventos sociais”, destacou ele.

O Dia Nacional da Construção Social 2016 aconteceu simultaneamente em 32 cidades brasileiras. Em Santa Catarina, além e Brusque, os municípios de Joinville e Blumenau realizaram a ação, que tem com promotora a Câmara brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e o Sesi nacional. Em Brusque, o evento teve a presença de um público superior a quatro mil pessoas, com a realização de mais de oito mil atendimentos.

Texto: Valdomiro da Motta