O crescimento desenfreado dos espaços urbanos traz uma série de desafios em todos os setores da sociedade. Um deles - e sem sombra de dúvidas um dos maiores - é a mobilidade. Discutir e encontrar soluções para esta problemática foi o principal objetivo da palestra Soluções para Cidades: Ruas do Futuro, ocorrida durante a tarde desta quinta-feira, 26 de outubro, no Hotel Innovare, em Brusque.

O evento, que teve a realização da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e da empresa Heinig Soluções Concretas, contou com o apoio do Sindicato da Indústria da Construção e do Mobiliário de Brusque, Guabiruba, Botuverá e Nova Trento (Sinduscon). De acordo com Alexsander Maschio, gerente da entidade na regional-sul e um dos palestrantes da tarde, o conceito macro do seminário foi mostrar aos vários participantes maneiras de provocar melhorias na qualidade de vida das pessoas, através da reeducação urbana e de tecnologias hoje disponíveis no mercado brasileiro.

“Temos, sim, como fazer algo diferente do que vem sendo hoje na nossa sociedade. Uma das ideias que iremos repassar, por exemplo, é tentar acabar com essa ideia do ‘tapa-buraco’ nas nossas vias. É tão comum, porém muito prejudicial aos cofres públicos e a população. Apresentamos aqui exemplos de pavimentações de maior qualidade e impactos menores, com ciclovias e tudo que uma via tem de ter para a valorização do espaço urbano”, ressalta. Durante sua apresentação, ele demonstrou cases de diversas cidades catarinenses que já possuem um novo pensamento sobre o tema como, por exemplo, Blumenau, Itajaí e Balneário Camboriú.

Além de Maschio, Dejalma Frasson e Fernando Druck, todos engenheiros da ABCP, também palestraram aos presentes, trazendo diversos conhecimentos e esclarecimentos acerca das novas tendências sobre pavimentação e mobilidade urbana.

Desmistificar receios existentes acerca da pavimentação com a utilização de artefatos de cimento, além de trazer esclarecimentos e especificidades sobre a sua aplicação, também foram metas atingidas durante o seminário, conforme comenta a engenheira da empresa Heinig, Letícia Zampiron. “Nossa intenção foi alertar as pessoas da importância de um produto com qualidade, de um produto que siga as normas da ABNT para poder utilizar sem problemas futuros. O sistema funciona, desde que feito com bons produtos, que estejam de acordo com as normas”, enfatiza.

Na visão do presidente do Sinduscon, Fernando José de Oliveira, o tema abordado durante a tarde desta quinta-feira é bastante pertinente e atual, já que passamos por modificações constantes nos polos urbanos. Mudanças que causam cada vez mais problemas de movimentação nas cidades, seja para quem está de pé, de bicicleta ou veículos automotores. “Quanto melhor planejadas as nossas vias, quanto maior qualidade elas tiverem, mais fácil será o compartilhamento. É importante debatermos sobre essas soluções que existem hoje, para que comecem a utilizar essas tecnologias”, finaliza.