A noite da última sexta-feira, 8 de dezembro, foi marcada por confraternização e balanço do ano que se passou, no jantar de encerramento das atividades do Sindicato da Indústria da Construção e do Mobiliário de Brusque, Guabiruba, Botuverá e Nova Trento (Sinduscon). O evento transcorreu no restaurante Aromo, reunindo a diretoria, associados da entidade, seus familiares, além de lideranças da sociedade.

Entre agradecimentos, homenagens, sorteios de brindes e de passaportes para o Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic) - que ocorrerá em Canasvieiras no ano que vem, o presidente do sindicato, Fernando José de Oliveira, agradeceu toda a equipe da entidade representativa pelas atividades transcorridas em 2017, renovando a união de forças para o próximo ano. Diante das cerca de 80 pessoas, ele ressaltou que apesar dos entraves advindos da difícil situação econômica do país, o balanço é positivo. “Foi um ano bastante difícil e, por isso, consideramos que a nossa principal realização foi a Fairtec. Não esperávamos um resultado tão positivo por conta das dificuldades. Corremos atrás, batalhamos e conseguimos fazer uma excelente feira”, enfatiza.

Com a economia brasileira dando sinais de retomada e o período eleitoral chegando cada vez mais perto, o sentimento, para Fernando, é de esperança. “Quem sabe o país não comece a trilhar um novo caminho pra política, melhorando ainda mais a economia. Imaginamos que tendo uma boa definição de governo, isso possa acontecer muito mais rápido, principalmente pro nosso setor. O setor da construção civil é um dos que está com mais dificuldade pra voltar a crescer”, continua o presidente.

Planos

Durante o jantar de encerramento das atividades do Sinduscon, Fernando também ressaltou que o planejamento estratégico para o ano de 2018, a exemplo das metas de 2017, continua prevendo o aumento do número de associados. Porém, para os próximos meses, soma-se a isso o desafio é congregar forças com o Núcleo de Construtoras da Associação Empresarial de Brusque (Acibr). “O entrave que existia do imposto sindical não há mais. Passada essa barreira, acredito que devamos fazer uma parceria, pois, precisamos deles e entendo que os associados do núcleo também necessitam do Sinduscon. A entidade de classe que os representa, inclusive, é o Sinduscon”, finaliza.

As negociações para a união de forças com o núcleo devem começar em meados de fevereiro.