O Sindicato das Indústrias da Construção Civil e do Mobiliário (SINDUSCON) de Brusque e região finalizou, durante esta quarta-feira, 23 de maio, a negociação coletiva referente aos anos de 2018 e 2019. Mais uma vez, as tratativas com o sindicato laboral (SINTRICOMB) foram marcadas pela celeridade, já que foram necessários apenas três encontros entre as comissões para selar o acordo deste ano.

Na última das reuniões, ocorrida ontem, ficou definido um reajuste de 3% a 5% no valor do piso salarial da classe, além de 2% de aumento para todos os que já recebem acima do piso. Conforme o presidente do SINDUSCON, Fernando José de Oliveira, nesta primeira negociação após o advento da reforma trabalhista, foi possível conceder, inclusive, um ganho real em relação ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), diferente do último ano, onde apenas foi concedida a correção do índice.

“Um compromisso que sempre tivemos com o SINTRICOMB é o de sempre melhorar o salário base em relação ao mercado, e isso conseguimos novamente evoluir. Nós ficamos contentes com algumas evoluções que tivemos em relação à legislação trabalhista, que veio favorecer em alguns aspectos. Nós conseguimos excluir algumas coisas que já eram da lei e estavam sendo repetidas, fato que facilita, inclusive, as próximas tratativas”, ressalta.

Oliveira refere-se aos artigos da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) do setor da construção civil e mobiliário. Antes da reforma trabalhista, eram 39 artigos. Agora, o documento deverá ficar bem mais enxuto, contendo cerca de 20 artigos a menos. A CCT já está em fase de produção e deve ser assinada ainda esta semana pelos sindicatos patronal e dos trabalhadores.

NOVOS VALORES

Mestre de obras R$ 2.000,00 R$ 9,09 por hora