FIESC         CIESC         SESI       SENAI      IEL

 

 

Está fechada a negociação coletiva 2013/2014 da construção civil e do mobiliário de Brusque e região. Em reunião realizada na manhã de terça-feira, dia 23, representantes do sindicato patronal (Sinduscon) e dos trabalhadores (Sintricomb) chegaram a um acordo sobre os percentuais de reajustes das categorias.
Ficou definido que haverá aumento de 8% para quem recebe acima dos pisos salariais, além de valores nos pisos que variam entre 13,2% a 18,5%. O pleito da classe laboral era de 12% para quem recebe acima dos pisos e 16% nos pisos. Apesar disso, o presidente do Sintricomb, Izaias Otaviano, disse que o resultado da negociação está dentro do que pleiteava a comissão de negociação representativa dos trabalhadores.
Presidente da comissão de negociação do Sinduscon, o empresário Orlando Schaefer disse que o consenso sobre a necessidade de adequação maior nos pisos mostra a unidade dos dois lados no que diz respeito ao bom andamento do setor. "O Sinduscon acordou um percentual maior do que a reposição salarial em função dos pisos salariais estarem defasados no valor pago ao funcionário. O resultado foi mais uma vez um acordo que agradou a todos". 
Segundo o presidente do Sinduscon, Ademir José Pereira, a negociação entre os dois sindicatos foi mais uma vez de acordo com os interesses de ambos, valorizando o trabalho dos nossos funcionários. "Chegamos a um acordo onde deixamos o salário acima da média regional, fazendo com que o nosso funcionário permaneça na construção civil e assim possamos investir na qualificação profissional deste trabalhador, que é uma necessidade da nossa região", frisou.
O ganho real de pouco mais de 1% teve como base o percentual calculado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de abril.
Além dos valores salariais, as partes mantiveram todas as demais cláusulas da convenção coletiva e acrescentaram duas novas. Uma trata da obrigatoriedade de as empresas realizarem treinamentos de seus funcionários, sob pena de sofrerem sanções do Ministério do Trabalho, bem como a criação do Serviço de Medicina e Saúde do Trabalhador (Sesmt).

Confira, a seguir, como ficou a negociação.
Piso encarregado 15,2%
Profissional         13,2% - pedreiro, armador e carpinteiro
Meio oficial         18,5%
Servente             13,15%

Texto: Valdomiro da Motta e Rúbia Guedes

Contato

Powered by BreezingForms

Localização


Rua Pedro Werner, 180, 4° andar - CESCB ⁞ Brusque/SC ⁞ 88354-000 ⁞ Telefone: (47) 3355-0557