BRUSQUE (SC) – O Dia Nacional da Construção Social reuniu, na tarde do último sábado, 17, cerca de 3 mil pessoas no Centro de Lazer do SESI, em Brusque. O evento é realizado em todo o Brasil com a coordenação geral da Câmara Brasileira da Indústria da Construção e em Santa Catarina aconteceu em três cidades, Brusque, Blumenau e São José.

Em Brusque o evento é realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção e do Mobiliário (Sinduscon),  Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção e do Mobiliário (Sintricomb) e SESI Regional. “A intenção foi unir os empresários e seus funcionários através de ações sociais que possam contribuir para o desenvolvimento do setor da construção civil”, declara o presidente do Sinduscon, Ademir José Pereira.

Nesta 3ª edição, a cidade mostrou mais uma vez que é destaque no Estado e no sul do país, reunindo patrões, empregados e seus familiares numa tarde de lazer, cidadania, saúde e prestação de muitos serviços como verificação de pressão; testes de visão e de glicemia; orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis, como evitar o mosquito da dengue, evitar incêndios, além de pintura na face, origami, desenhos e brinquedos infláveis para a garotada, sorteio de brindes, entre outros. Ao todo 24 entidades foram parceiras para a realização do Dia Nacional da Construção Social, realizando 2.226 atendimentos e 5 mil serviços prestados às pessoas que estiveram no SESI. “Vim acompanhar o meu marido e aproveitei para fazer o teste de visão e também algumas dicas de amamentação e saúde. Gostei muito, pois consegui fazer tudo num único lugar”, conta a dona de casa, Pâmela Micaela de Souza.
 
Este ano Brusque contou ainda com uma novidade. O caminhão do Programa Cozinha Brasil esteve na cidade, ensinado aos participantes do evento receitas fáceis com reaproveitamento de alimentos. Uma nutricionista deu dicas de como fazer um delicioso brigadeiro de mandioca, um bolo de casca de banana e para completer, um suco verde. “A Federação das Indústrias de Santa Catarina, através do SESI apoia este tipo de iniciativa porque acredita que fazer o bem às pessoas, através de ações sociais é fundamental para o desenvolvimento do país”, diz Leocádia Macagnan, diretora de operações sociais do SESI/SC e representante da FIESC no evento.

O Dia Nacional da Construção Social também contou com a presença do presidente da Federação dos Trabalhadores da Indústria da Construção e do Mobiliário de Santa Catarina (FETICOM) e da Nova Central, Altamiro Perdona. “É uma honra contar com a presença e a colaboração da federação que, inclusive, doou todos os brindes para os sorteios. O Sintricomb agradece a participação de todos os trabalhadores que mais uma vez fizeram o evento de Brusque, ser o maior do Estado”, declara Izaías Otaviano, presidente do Sintricomb.